Wilco: vem ou não vem para o Brasil?

Wilco: vem ou não vem para o Brasil?

Uma das propostas do Rock Cabeça é promover um grande networking de amantes do rock online. Não importa se você é artista, jornalista, músico iniciante ou simplesmente fã. Todos estão convidados a dar sua palavra sobre aquela música que, conforme Paul Westerberg uma vez mencionou, já não entra mais pelos ouvidos, mas pelo coração.

mariana-rock-cabeca

Hoje batemos um papo com a Mariana Neri, web designer de São Paulo, que teve  uma ideia mais que original: criar uma divertida campanha em prol  de uma nova  apresentação do Wilco no Brasil. Se você não conhece muito do  Wilco ou  mesmo nunca ouviu falar, não se preocupe. A própria Mariana só foi se  apaixonar pela banda depois que ela fez a sua única apresentação até hoje por  aqui, no Rio de Janeiro.

 

Kiko Loureiro Music Business

Não custa destacar que o Wilco é hoje uma das maiores bandas do estilo conhecido como “Alt Country“. Mas, formada a partir de membros do antológico Uncle Tupelo, o Wilco não se restringe ao estilo que o marcou, flertando com o rock experimental e artistas como Feist. A maior obra prima entre as obras primas do Wilco é certamente o álbum “Yankee Hotel Foxtrot”, que fez história por ter sido recusado pela gravadora dos caras (fato brilhantemente documentado no imperdível “I am trying to break your heart“) . 




Mas chega de enrolação! Vamos à entrevista com Mariana, que gentilmente reservou um espaço entre um projeto e outro para conversar com o Rock Cabeça:

RC: Bom Mariana, conta pro Rock Cabeça como foi que começou sua obsessão pelo Wilco:

M: Infelizmente começou tarde, depois do show no Brasil. Já tinha “tentado gostar” antes mas não acabava não batendo muito. Aí o “Sky Blue Sky” saiu, amei, comecei a ouvir coisas antigas da banda e virei fã. Mas isso foi bem depois do (único) show deles no Brasil, péssimo timing 😛 Só fui ver eles ao vivo uns 5 anos depois!

wilco-coming-to-brazil-rock-cabeca

RC: E quando você teve a ideia de iniciar a “campanha” do “Is Wilco coming to Brazil?” no Face?

M: A campanha começou com o tumblr apenas. A ideia nasceu no dia que nasceu a filha da Beyoncé *risos Falei brincando no twitter que ia imitar o site www.isbabyoncebornyet.com e criar o iswilcocomingtobrazil.com e um amigo mandou mensagem falando “tenho um domínio no GoDaddy quer criar?”. Colocamos no ar poucos dias depois, 9 de janeiro de 2012. Depois eu criei a página no Facebook porque é mais fácil divulgar compartilhando o conteúdo do que apenas dando like no tumblr.

wilco-rock-cabeca

RC: A campanha já teve repercussões? Na própria fan page há fotos dos caras do Wilco respondendo à famosa pergunta…

Acho que o máximo de repercussão foi quando eles compartilharam a montagem da Copa 😛

RC: E você acha que a banda está próxima de voltar ao Brasil e comemorar os 20 anos de estrada ou não?

Eles sempre falam que sim, que “ano que vem vai rolar” e todo ano chega bem perto mas acontece alguma coisa e o show é adiado :/ Acho que com a alta do dólar fica mais difícil porque o show deles é bem caro mas espero que venham com essa turnê de 20 anos ou do disco novo.

wilco-cd-rock-cabeca
RC: E por onde anda o Wilco hoje? O que o Jeff Tweedy tem aprontado de melhor na sua opinião?

M: Eles estão gravando o disco novo e fazendo a turnê de 20 anos! Jeff fez a turnê solo com o filho e cada um se dedicou ao projeto paralelo mas acho que no segundo semestre a prioridade volta a ser o Wilco e o disco novo que deve sair no final de 2015/início de 2016. E em junho tem o festival deles, o Solid Sound, que é demais!




RC: Uma pergunta final: quando o Wilco finalmente vier ao Brasil, qual será o mote da próxima campanha?

M: Acho que quando vierem a campanha acaba 🙁 Me divirto tanto fazendo as montagens toscas, acho que vou sentir falta hehehe.

jeff-tweddy-rock-cabeca

Também curte o Wilco? Gostou da entrevista? Conta pra nós suas impressões!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.