40 anos sem Bob Marley e sua influência no rock

40 anos sem Bob Marley e sua influência no rock

Hoje se completam 40 anos desde a passagem do Mr. Rasta Bob Marley. Um nome que marcou para sempre a história da música, de um gênero (reggae) mas não só: o lirismo e a sabedoria de Marley também influenciaria – e ainda influencia – roqueiros do mundo inteiro, de U2 até o nosso amigo Luís Couto, da Devise.

Neste artigo, lembramos alguns artistas que souberam traduzir bem o significado da obra de Marley em outro gênero musical tão rebelde quanto o reggae. Confira:

1. Bono (U2) :

2. John Mayer:

3. Bruce Springsteen (e Companhia Ilimitada)

4. Sting:

5. Eric Clapton:

Muitos fãs do Rock não sabem que o Bob Marley era muito querido e admirado por grandes lendas do Rock and Roll. Tudo começou quando o Eric Clapton lançou o single “I Shot The Sheriff” (Bob Marley) em 1974. A partir daí todos queriam conhecer o autor daquela canção que ficou no topo das rádios dos Estados Unidos e Inglaterra.

6. Chris Cornell:

7. Devise:

Bob também chegou a ser citado por John Lennon, Paul McCartney participou do clipe “One Love”, George Harrison foi visitá-lo no camarim de um dos seus shows no Teatro Roxy em Los Angeles. Mick Jagger encontrou Bob várias vezes em bastidores de show, o guitarrista Ronnie Wood chegou a fazer um show acompanhando Bob Marley e sua banda em Okland. Já Jimmy Page amava o álbum “Burnin”.Confiram algumas fotos desses encontros e também um vídeo muito legal dessa grande lenda da música!!!

E temos também Bob Marley fazendo cover de rock! Mais precisamente, da canção mais consagrada do xará Dylan: “Like a Rolling Stone”:

Este artigo teve a honrosa contribuição do mestre em Marley no Brasil, o músico Rafael Cardoso (@rafaelcardososinger) e meu primo, que também compilou um vídeo para nós – a trilha sonora é de “Satisfy my soul“:

E qual sua cover de Bob Marley preferida? Diga aí nos comentários!!!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.