80 anos de Bob Dylan em 12 covers femininas
Responda rápido, se puder: qual a influência de Bob Dylan nas artistas das mais diversas gerações?
Para Sheryl Crow, que já se apresentou nos palcos ao lado do ídolo, Bob Dylan é nada mais, nada menos que o maior compositor americano, segundo declarou recentemente.
Ainda hoje, o folk-rock descobre e redescobre o poder das composições de Zimmerman, como é o caso de Tamara Lindeman (Weather Station) e Weyes Blood, em belíssima cover de “Sad Eyed Lady of the lowlands” da recém lançada coletânea da revista Uncut.
Já a cantora Jewel (“Who Will Save your Soul”) atribui a um conselho do próprio Dylan o fato de sua carreira ter deslanchado.
No Brasil, a influência de Bob Dylan foi certamente responsável pela fase mais interessante da até então revelação da música alternativa, Mallu Magalhães, hoje a senhorita Camelo:
Artista vencedor do Pulitzer, Dylan possui tantas facetas (escritor, artista plástico, cantor, compositor…) que chegou a ser interpretado, no cinema, por uma mulher: Cate Blanchett, em “I’m not there” (cuja trilha sonora está presente em algumas performances da nossa listagem).
Afinal, qual é o encanto que as mulheres vislumbram no cara que completa 80 anos esta semana? Quantas almas femininas foram e ainda serão tocadas pelas letras e acordes deste gênio muitas vezes incompreendido e tratado como ranzinza pelo grande público por sua incapacidade de fazer concessões?
É o que tentamos descobrir ao enfileirar grandes covers de Bob Dylan feitas por mulheres ao longo dos últimos anos. Boa investigação!
1.Adele
2.Ani DiFranco
3. Avril Lavigne
4. Beth Orton
5. Cat Power
6. Sheryl Crow
7. Karen O
8. Norah Jones
9.Patti Smith
10. Charlotte Gainsbourg
11. Stevie Nicks
12. Weyes Blood
Claro, você dirá que ainda existem por aí inúmeras covers tão boas ou melhores que as que elencamos aqui…. Bora contribuir para aumentar esta lista?
Deixe nos comentários a sua cover feminina preferida de Bob Dylan!