Nevando em Bali: Os incríveis segredos da ilha de Bali, onde um surfista brasileiro foi condenado à morte por traficar drogas
Quando dois brasileiros – Rodrigo Gularte e Marco Archer – foram condenados à morte e posteriormente executados na Indonésia, em 2015, o Brasil pode conhecer uma face desse paraíso praiano que pouca gente imaginava. A Indonésia, que é um dos principais destinos de surfistas ao redor do mundo, também é um grande mercado consumidor de cocaína. E são justamente alguns desses surfistas que transportam as drogas para o país com a pena mais severa para traficantes no mundo: a morte.
Sendo o Brasil um país que exporta droga e surfistas para o mundo inteiro, não é de se estranhar que muitas das quadrilhas que agem em Bali são formadas ou lideradas por brasileiros. E é a história de um deles o fio condutor para Nevando em Bali – Os incríveis segredos da ilha de Bali, onde um surfista brasileiro foi condenado à morte por traficar drogas.
O nome verdadeiro do personagem principal foi mantido em sigilo, mas toda a atividade dele e de outros traficantes, incluindo Rodrigo e Marco, foi exposta de maneira detalhada pela jornalista australiana, Kathryn Bonella. Nessa grande reportagem, ela fala das origens privilegiadas dos surfistas que vão para Bali em busca de ondas e diversão e de como eles são cooptados pelas quadrilhas para se arriscarem nos aeroportos internacionais com quilos de cocaína escondida em pranchas e outros equipamentos.
Há também relatos sobre operações da Polícia Federal no Sul do Brasil para prender alguns desses traficantes e de como o pai do personagem principal teria subornado um ministro para conseguir libertar o filho da cadeia.
Com uma narrativa ágil, objetiva e que capta a atenção do leitor do início ao fim, Nevando em Bali é um retrato fiel da ligação da juventude rica do Brasil com o tráfico de drogas.
Ficha Técnica:
Livro: Nevando em Bali – Os incríveis segredos da ilha de Bali, onde um surfista brasileiro foi condenado à morte por traficar drogas.
Autora: Kathryn Bonella
Editora: Geração Editorial
Páginas: 368