Rock alternativo: 18 novas mulheres/bandas que você deve ouvir
Embora um dos precursores do rock alternativo dos anos 2000, The Strokes, também banda vencedora do álbum de rock do Grammy 2021 (com o espetacular ‘The New Abnormal“) pontifque que ninguém mais precise do rock nos moldes que ele um dia foi, o gênero, como vocês sabem, é imortal. Daqui a 20, 30, 300 anos teremos bandas fazendo rock, pois essa música é igual o sangue que corre nas nossas veias: natural e necessária.
E como estamos no mês internacional das mulheres, nada mais propício do que elencar algumas bandas de minas que fazem o dever de casa ao manter o gênero relevante mediante posers como Cardi B’s e Queen B’s que dominam paradas e gostos musicais por aí. Confira a lista, e, se você se lembrar de artistas que não aparecerão nela, basta assinalar nos comentários, beleza?
18. Clairo
Parece nome de banda, mas na verdade Clairo é o nome da vocalista, guitarrista e letrista. “Bags” e “Alewife” estão entre os hits dessa banda deliciosa que também adora fazer feats.
17. Girl in Red
Marie Ulven Ringheim, conhecida profissionalmente como Girl in Red, é uma cantora e compositora indie pop norueguesa. Seu single “I Wanna Be Your Girlfriend” ganhou mais de 100 milhões de streams no Spotify, e foi listado no nono lugar na lista do The New York Times de “As 68 melhores músicas de 2018”.
16. Beach Bunny
Beach Bunny é uma animadíssima banda de rock americana formada em 2015 em Chicago, Illinois. O grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio, Honeymoon, em fevereiro de 2020 pela Mom + Pop Music.
15. Snail Mail
Snail Mail é um projeto solo estadunidense de indie rock da guitarrista, cantora e compositora Lindsey Jordan. Em 2015, ela começou a tocar suas músicas ao vivo com sua banda e lançou o EP Habit em 2016. O álbum de estreia de Snail Mail, Lush, foi lançado em 8 de junho de 2018. Snail Mail é uma espécie de Sonic Youth para menores.
14. Soccer Mommy
Sophia Regina Allison, mais conhecida por seu nome artístico Soccer Mommy, é uma cantora, compositora e música americana nascida na Suíça, nascida em Nashville, Tennessee. Allison lançou seu primeiro álbum de estúdio, Clean, em 2 de março de 2018. Seu seguimento, Color Theory, foi lançado em 28 de fevereiro de 2020 e traz o hit certeiro “Circle the Drain”:
13. The Regrettes
The Regrettes é uma banda de punk rock americana de Los Angeles. A banda é liderada pela vocalista Lydia Night. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio, Feel Your Feelings Fool !, na Warner Bros. Records em janeiro de 2017 e apresentam um som contagiante.
12. Claire Rosinkranz
Natural da Califórnia, a cantora de 16 anos, escreve músicas desde os 8 anos. Claire Rosinhranz passou os últimos anos aprofundando seu trabalho refinando suas composições e aprendendo a tocar instrumentos como ukulele, piano e a guitarra elétrica de jazz (“esse é o que eu mais gosto”, diz ela), que a ajudaram a transformar suas letras em paisagens sonoras completas.
11. The Big Moon
The Big Moon é uma banda de quatro peças de Londres formada em 2014 por Juliette Jackson. O álbum de estréia, Love in the 4th Dimension, foi lançado em 6 de abril de 2017, contendo vários singles lançados anteriormente em seu EP, The Road. O álbum foi selecionado para o prestigiado Mercury Prize em 2017. Tente ficar parado com “Your Light”, eu te desafio!
10. beabadoobee
Beatrice Kristi Laus, também conhecida como Bea Kristi ou pelo nome artístico Beabadoobee, é uma cantora e compositora filipina-britânica. Kristi foi indicada ao Rising Star Award no Brit Awards de 2020 e foi prevista como um ato inovador de 2020 em uma pesquisa anual da BBC de críticos de música, a Sound of 2020. É uma das precursoras do estilo “Bedroom pop“, com canções criadas dentro do quarto.
9. Men I Trust
Men I Trust é uma banda canadense de indie electro-pop formada em Montreal, Canadá. O som melancólico lembra, e muito, o material dos Smiths.
8. Caroline Polachek
Caroline Elizabeth Polachek é uma musicista, cantora, compositora e produtora musical norte-americana. Curiosamente, lançou uma cover de The Corrs para “Breathless” que chega a ser melhor que a original.
7. Carlie Hanson
Carlie Hanson é uma cantora e compositora americana. Em 2018, ela lançou a música “Only One”, que chamou a atenção depois de ser apresentada em uma playlist com curadoria de Taylor Swift. Ela lançou sua peça estendida de estreia, Junk, em 7 de junho de 2019.
6. Hazel English
Hazel English é uma musicista indie pop australiana-americana que mora em Oakland, Califórnia. Faz parte da banda que tem seu nome e lançou um álbum que tem hits do início ao fim.
5. Alice Merton
Merton nasceu em 13 de setembro de 1993 em Frankfurt, na Alemanha, filha de mãe alemã e pai britânico. Sua família mudou-se com frequência devido ao trabalho de seu pai, como consultor de mineração. Quando tinha apenas três meses, mudou-se para Connecticut. Más línguas dizem que ela é a irmã gêmea do ator Nicolas Cage…
4. Cyn
Cynthia Nabozny, conhecida profissionalmente como Cyn, é uma cantora e compositora americana que tem dado o que falar pelo pop classudo que faz.
3. Tired Lion
Tired Lion é uma banda de rock indie australiana formada em Perth em 2010. Com uma formação composta pela cantora / guitarrista Sophie Hopes, guitarrista Matt Tanner, baixista Nick Vasey e baterista Ethan Darnell, o grupo lançou dois EPs: All We Didn’t Conheçam em 2013 e Figurine em 2015.
2. Wolf Alice
Wolf Alice é uma banda britânica de rock alternativo de Londres. Formada em 2010 como uma dupla acústica formada pela cantora Ellie Rowsell e o guitarrista Joff Oddie, a Wolf Alice também conta desde 2012 com o baixista Theo Ellis e o baterista Joel Amey. Som irresistível você encontra aqui!
1. Holly Humberstone
Sou suspeito para falar qualquer coisa sobre esta inglesa que tem o dom das composições. Com um ep na bagagem, Holly prepara não só o segundo, como o primeiro disco, após assinar com a Universal Music. Além disso, Holly Humberstone ganhou popularidade por meio de sua associação com o músico Lewis Capaldi, apresentando-se durante os intervalos de suas turnês.
Bônus: PUTZ
Não poderíamos deixar o Brasil de fora, né? E o que temos de melhor em termos de rock feito por garotas por aqui é a banda paulista PUTZ, liderada por Gi Ferreira.
E então, o que achou da nossa lista de rock alternativo feito somente por mulheres? Sua banda preferida não entrou? Conta para nós qual é aí nos comentários!