Dia do Disco de Vinil: tudo o que você deve saber
Agulhas a postos e som na caixa! 20 de abril é dia de comemorar (de preferência com muita música boa) o Dia Nacional do Disco de Vinil. Mas você sabe como o evento entrou no calendário dos amantes de LPs de todo o Brasil? Foi uma homenagem ao famoso compositor de samba Ataulfo Alves, morto em 20 de abril de 1969, no Rio de Janeiro. Por aqui, o evento segue os mesmos moldes do chamado Record Store Day, que lá fora mobiliza, em 23 de abril, artistas, colecionadores e lojas em torno da tão venerada bolacha, que terá, em 2022, como embaixadora ninguém menos que Taylor Swift. Ela inclusive já anunciou a edição especial do single “The Lakes”, extra do álbum Folklore, para a ocasião.
Você é desses colecionadores que já não sabem mais onde guardar tantos discos? Ou é um ex-adepto do CD que acabou de descobrir preciosidades só disponíveis nesse formato? De uma forma ou de outra, certamente vai gostar das nossas sugestões de acessórios e das dicas de títulos raros que listamos aqui! Então confira:
Vitrolas portáteis
Desde que o estilo retrô entrou na moda, há uma infinidade de opções no mercado para quem deseja entrar na onda revival do Long Play. As vitrolas portáteis são ótimas opções, porque não chegam a custar uma fortuna, mas também não comprometem a qualidade da reprodução. Algumas, inclusive, oferecem o recurso da entrada USB, possibilitando que você grave o som do vinil! Outras vão além, oferecendo ainda entrada para CD e fita cassete (outro formato que, por sinal, vem sendo resgatado pelo mercado). Mas o que mais chama a atenção nas vitrolas portáteis é o design: são encontradas em formato de maletinha, gramofone clássico ou rádio vintage. Simplesmente irresistíveis.
Agulha universal
Você algum dia teve o desprazer de não poder ouvir seu Tim Maia Racional porque a loja da esquina não tinha o modelo de agulha específico para seu som? Então vai entender muito bem o significado desse acessório para a nação de colecionadores de vinis. A agulha universal é vendida com um suporte que pode ser acoplado a diversos modelos de aparelhos, além de apresentar uma durabilidade muito maior que as convencionais. Um investimento e tanto, não concorda?
Biscoitos finos
Fato: itens de colecionador não podem faltar no Dia do Disco de Vinil! Entre uma raridade e outra, já pensou se consegue encontrar alguns dos vinis mais procurados do mundo? Quem sabe não topa com o single God Save the Queen, dos Sex Pistols, que custa nada menos do que 8 mil libras no mercado paralelo? Ou talvez a estreia dos Beatles, Please Please me, que vale mais de 3 mil libras? E os artistas nacionais não ficam para trás! O primeiro do Roberto Carlos, Louco por Você, com incursões do Rei em boleros, tem custo estimado em mais de 3 mil reais. Raul Seixas, por exemplo, tem apenas mil cópias numeradas do Let me Sing my Rock and Roll. Cada uma sai pelo valor maluco beleza de cerca de 2 mil reais!
Embora os títulos listados aqui possam até estar um pouco (ou muito) além do alcance dos nossos bolsos, colecionador de vinil que se preze jamais desiste. Como a alta do dólar levou ainda mais para as alturas o preço dos discos importados, o jeito é gastar a sola do sapato ou a ponta dos dedos e pesquisar. De loja em loja e de sebo em sebo, você pode muito bem encontrar aquele álbum que você ama no formato vinil. Ah, e uma boa chance de trocar figurinhas e ampliar sua coleção é participar dos inúmeros eventos promocionais do Dia nacional do Disco de Vinil na sua cidade. Então fique ligado e já vá separando a verba, porque vai que você encontra uma raridade por aí….