A última festa
O que define uma amizade sincera? Os anos de convivência? A intimidade? A presença em eventos? Ou será que no fundo, não existe amizade verdadeira, apenas relacionamentos baseados em comodismo e conveniência?
No livro A última festa, de Lucy Foley, um grupo de amigos da faculdade vai passar o reveillon em um exclusivo chalé nas montanhas em pela floresta nas terras altas escocesas. Como companhia, apenas a gerente do local e o guia, duas pessoas com passado de traumas.
No dia anterior e durante a festa, à medida em que o grupo vai bebendo, algumas verdades incômodas vão surgindo e o que era para ser uma comemoração inocente termina em assassinato.
A história alterna entre o ponto de vista de cinco personagens: do grupo de amigos, as vozes são da metida Miranda, sua (ex?) melhor amiga, a tímida Katie, e Emma, que se esforça demais em agradar.
Além delas, a narrativa também é contada do ponto de vista de Doug e Heather, os funcionários do chalé. Quem são eles? Por que eles aceitaram empregos naquele fim de mundo? E qual a relação deles com o crime que acontece por lá?
Entre lembranças doces e amargas, o grupo vai percebendo que além da amizade, sentimentos menos nobres também vão surgindo e a pergunta que fica é: será que ainda há motivo para que eles mantenham os laços do passado?
Essas tantas perguntas só são respondidas no fim da história, e não se engane: todos são suspeitos. Você será capaz de descobrir quem foi assassinado, por quem e por quê?