[PREMIERE] Apeles: “todo artista como eu sente medo”

[PREMIERE] Apeles: “todo artista como eu sente medo”

Lá se vão quase duas décadas do auge de uma das bandas mais significativas do rock independente paulista – e brasileiro, bom frisar – a Ludovic que, para o delírio de órfãos e fãs, desdobrou-se em carreiras solo tão interessantes quanto.

Uma delas é a do guitarrista Eduardo Praça, que teve sua estreia como o duo Quarto Negro e, recentemente, lança composições intimistas pelo sugestivo codinome de Apeles, inspirado na poesia portuguesa (cortesia de sua passagem pela Europa).

O Quarto Negro de Apeles por José TM

Eduardo acaba de lançar o single “Eu tenho medo do silêncio” com forte inspiração no Synth-pop, Goth Rock e bandas que marcaram época como Kraftwerk e Depeche Mode.

As camadas que se sobrepõem num crescendo se tornam ainda mais irresistíveis quando descobrimos que o âmago da faixa foi composto no próprio quarto (negro) de Eduardo, apenas com mixagem e masterização feitas em estúdio. “Para mim, o fator técnico é importante, mas a parte estética da concepção da coisa conceitual, das influências e das horas que eu passo pesquisando música é tão importante quanto“, revela Eduardo.

Apeles
Não vão nos calar. Apeles por José TM

Inevitavelmente, “Eu tenho medo do silêncio” remonta, com dor e riffs certeiros, o momento pelo qual a arte passa no Brasil, de total massacre e incerteza, algo que foi intensificado pela pandemia mas que já estava aí, desde a dissolução do Ministério da Cultura e a indisposição do governo vigente com uma classe reduzida a “exploradores e vagabundos”.

Acho que todo artista que como eu cria e vive disso, vive a vida intensamente para fazer música, sente medo. Eu tenho medo do silêncio, de não poder exercer minha profissão, de não poder cantar e não poder levar a música para as pessoas do jeito que eu sempre fiz há mais de 18 anos.

Eduardo Praça – Apeles

#ficaadica: Eduardo e seu Apeles estarão no Rock Cabeça da Rádio Inconfidência, 100,9 FM, ainda este mês contando muito mais sobre esse trabalho, além de memórias de Quarto Negro e Ludovic. Não perca!

Confira o vídeo de “Eu tenho medo do silêncio” do Apeles:

Ficha técnica – “Eu Tenho Medo do Silêncio” (audio)


Gravado em São Paulo (BTG Studio) 

  • Produzido por Apeles
  • Mixado e masterizado por Zeca Leme (BTG Studio). 
  • Letra e composição: Eduardo Praça
  • Vozes, guitarra e sintetizadores: Eduardo Praça
  • Percussão: Leo Mattos
  • Fotografia: José Menezes
  • Arte gráfica: Izabel Menezes

E então, o que achou deste novo single do Apeles? Deixe suas impressões aí nos comentários, queremos muito saber!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.