Do Sexo à Divergência: a poesia do Rock MG 80/90
A ideia desta série, divulgada na coluna Rock Cabeça, dentro do programa Esse Tal de Rock and Roll da Rádio Inconfidência FM, surgiu de um post do John (Ulhoa) – Pato Fu, sobre uma demo de uma de suas primeiras bandas, a Sexo Explícito. Muitos ouvintes já haviam me cobrado uma revisitação a essa fase de ouro – alguns diriam, inocente – do rock independente com cara de mainstream feito em Minas Gerais nos anos 80. De pronto, eu interpelei John: vamos fazer uma reunião do Sexo Explícito aqui, na Brasileiríssima. No que John, sempre empolgado e solícito, topou rapidinho.
1 – Sexo Explícito com John Ulhoa, Roger Bacoom e Roger Betoneta:
Com Rubinho Troll no exterior (observando tudo, por sinal), nosso pequeno projeto teve que se resumir aos demais integrantes, vindos de fases distintas: além de John, os dois bateristas, (dois Rogers, por sinal), o Bacoom e o Betoneira (sucedido por Bacoom). A conversa gravada a seguir tenta mapear o início e o fim dessa aventura do Sexo Explícito que, conforme ressaltei, durou uma década, bem como os Beatles, deixando suas marcas no que é produzido ainda hoje por bandas como Pato Fu. Confira:
2 – O Último Número com Gatto Jair:
Do Sexo Explícito para se chegar ao Gatto Jair foi, com o perdão do trocadilho, um pulo. Hoje um conceituado professor de cinema em Floripa, Jair (Fonseca) era o nosso Jim Morrison, que se debulhava no palco com letras poéticas, muitas que poderiam bem se transformar em trilhas de filme. Na entrevista, ele conta sobre o legado fonográfico dO Último Número, com algumas tentativas de novas gravações capitaneadas pelo sempre atuante Paulo Horta:
3 – Divergência Socialista com Silma Dornas:
Para retratar a Divergência Socialista, fui direto à fonte, é claro. No caso, o brilhante poeta roqueiro Marcelo Dolabela que, impossibilitado de falar, prontamente se colocou à minha disposição, indicando o nome de uma das vocalistas da banda, a Silma Dornas, uma grata surpresa, que trouxe, com muita precisão, o viés feminino para essa conjunção genial de músicos e poetas em plenos anos 80.
E então? Curtiu as entrevistas? Por aqui, seguiremos na série Rock MG 80/90, da próxima vez, trazendo alguns dos nomes mais expressivos dos anos noventa. Quer dar uma sugestão, entrar em contato com as personalidades retratadas aqui? Deixe um alô nos comentários e se liga no Rock Cabeça, todo sábado, a partir das 22h30, na 100,9FM, Rádio Inconfidência!!!!