Empilhando sinfonias com o FORKLIFT DRIVER

Empilhando sinfonias com o FORKLIFT DRIVER

Entendedores entenderão. E, especialmente em momento de pandemia, terão saudades de noite regadas a indie-rock e cachorro-quente nA Obra, bar dançante, na zona centro-sul de Belo Horizonte. Estamos falando, também, do Multisofá, uma conceituada banda mineira que teve o nome inspirado em loja homônima que ficava na esquina dA Obra. E tão casual quanto o nascimento do Multisofá é a chegada do projeto Forklift Driver, de um dos integrantes do Multisofá e Vellocet, Gustavo Gusmão, que desembarcou em todos os streamings em setembro.

Segundo o, agora, one man band classifica, Forklift Driver é “voltado à composição e gravação de músicas curtas, tendo como base apenas violão, piano/ sintetizador e voz“. E tudo executado com a delicadeza que só percebíamos em tempos de Multisofá, por um cara só. E o resultado é impactante, Forklift Driver é o filho bastardo de R.E.M com Teenage Fanclub, sob a benção de Big Star. It’s the end of the world and we know it.

A preciosidade “Inspection” teve todas as 10 faixas escritas, gravadas e mixadas por Gustavo Gusmão. Já a masterização ficou por conta de ninguém menos que Todd Tobias, conhecido por seu trabalho de gravação com outras pérolas do indie internacional: Guided By Voices e Robert Pollard. E a melhor notícia: há ainda muito material de sobra para ser lançado em 2021. Quem topa pegar carona com esse motorista?

Gustavo Gusmão: o Driver do Forklift

RC – O que você quis dizer ao nomear o projeto como “Forklift Driver” – Motorista de Empilhadeira? Tem alguma relação com a métrica do processo de composição de canções?

GG – Forklift Driver era um nome que eu me deparava de vez em quando, assistindo TV ou escutando música. Não foi minha intenção gastar muito tempo pensando em um nome – queria algo simples e cotidiano, que não viesse a sobrepor as músicas e não tivesse margem para muitas interpretações. Realmente não teve relação com a forma ou métrica do processo de composição.

RC – Quanto da sonoridade do Multisofá está presente em Inspection? Pretendem retomar a banda algum dia?

GG – Imagino que deva ter alguma similaridade, considerando que a maior parte das músicas do Multisofá e as gravações acabavam ficando mais por minha conta. Mas no Multisofá são 5 pessoas num formato mais tradicional, então entendo que a sonoridade é diferente, por absorver contribuições e características próprias de cada um. Tem também o fato de que todas as músicas do Multisofá, mesmo do album mais recente, foram feitas até 2006. As músicas do Forklift Driver são de 2006 em diante – então reflete um histórico mais recente e atual.

RC – Pretendem retomar a banda algum dia?

O Multisofá voltou em 2017 e chegamos a fazer um show de lançamento do segundo disco “MTSF” no Sonastério em 2018. Todos na banda se falam com frequência apesar de alguns já não estarem em BH. É sempre possível voltarmos a fazer algum show ou gravar algum single mas, por enquanto, não há nada planejado.

Escute agora “INSPECTION”, FORKLIFT DRIVER:

Ficha Técnica:

01 – Intermissions
02 – Evolution Virtues
03 – Restless Mind
04 – Recall
05 – Accelerate
06 – Bound
07 – Under Your Guidance
08 – Season of Regrets
09 – Nightfall
10 – Here Before

Selo: Echo Warehouse
Escrito, gravado, produzido e mixado por Gustavo Gusmão 
Masterizado por Todd Tobias

Obs: O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de música. 

E então, o que achou da sonoridade do Forklift Driver? Deixe suas impressões no comentário abaixo!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.