Evan Dando no Brasil: a história por trás da estampa
Se existe uma banda que sempre primou pelo bom gosto das suas camisetas, essa se chama Lemonheads. Eu mesmo guardo as minhas oficiais, de diversas fases da banda, sendo que uma com os dizeres “Look after yourself” praticamente andava sozinha tamanho o uso que fiz dela (RIP My Favorite T).
E continuando nossa saga tropical “Evan Dando no Brasil“, hoje vamos contar a história por trás de uma estampa que transformou Evan em um personagem de cartoon, feita pelo legendário ilustrador, músico, designer paulista que atende pela simples alcunha de Magoo Felix, ou somente Magoo.
A história por trás da estampa e, consequentemente, da camiseta feita por um brasileiro que se tornou item do merchandising oficial dos Lemonheads começou com uma troca de ideias entre Antonia (cara metade do Evan, como se sabe) e Magoo, que segundo ele, eram vizinhos de bairro.
“Eu sou muito fã de Lemonheads, a banda está no meu TOP 5 ou TOP 10 do indie-rock. Eu sou ilustrador, e no exercício de gostar de bandas muito difíceis de se encontrar camiseta, principalmente as do final dos anos 80 e começo dos anos 90, tipo Suicidal, Black Flag e Circle Jerks, eu passei a desenhar e pintar minhas próprias camisetas. Aí eu tinha uma do Lemonheads que eu desenhei e comecei a conhecer pessoas que também gostavam de Lemonheads. Mas eu queria desenhar uma que fosse só minha e comecei a pesquisar umas fotos do Evan na internet e por algum motivo eu comecei a desenhá-lo, e percebi que ele lembrava o mascote do Circle Jerks, e o desenhei nessa posição, assim como a logo foi baseada na logo do Circle Jerks. Quando eu descobri que Antonia estava namorando o Evan, resolvi mandar pra ela ver. E ela automaticamente mostrou pro Evan e pro empresário da banda, que piraram e queriam lançar como merchandising oficial. Aí ela me perguntou se eu vendia a ilustração para eles. E foi uma emoção tão grande que eu resolvi não cobrar, dei de presente“.
Magoo sobre a famosa estampa
Fã encontra ídolo
Magoo conta ainda que já foi em todos os shows do Lemonheads no Brasil, em Belo Horizonte, no M2000 Summer Concert, e em várias baladas em São Paulo, mas nunca teve um contato tão próximo como agora, apesar de admitir ter conversado com ele naquela época mesmo com suas limitações com a língua inglesa.
O grande encontro entre eles, há poucas semanas, se deu pelo fato de que Magoo ajudou Lirinha na montagem do estúdio de gravação de Evan na casa da Serra da Cantareira, e desde então têm se reunido para bater papo – com Antonia e o filho Dylan a reboque para traduzir o inglês – além de tocar (Magoo também faz parte da banda indie Twinpines que acaba de completar 20 anos e será destaque do programa Rock Cabeça na Rádio Inconfidência na semana que vem).
Aliás, fazer uma jam session com Evan parece ser uma espécie de ritual de entrada para quem quer se aproximar do frontman do Lemonheads, uma das pessoas mais musicais de que já tive notícia.
Magoo e um dos discos que ele alega ter mais escutado na vida
No primeiro, digamos, “reencontro”, que gerou a foto abaixo tirada por Evan dentro do carro, Magoo disse que aproveitou tanto a companhia e a “brodagem” que simplesmente se esqueceu de registrar. Tudo ficou na memória e nas impressões: segundo Magoo, Evan é bem “hiperativo, super criativo, se empolga com tudo, não pode ver um instrumento que quer tocar, gosta de trocar ideias, de falar, faz mil coisas ao mesmo tempo“. O inglês precário, no entanto, deixou Magoo com vontade de se expressar mais sobre as bandas que ele e Evan gostam. “Ele se demonstrou desde o primeiro muito prestativo em querer trocar ideias do jeito doidão dele que pessoas de fora talvez não entendam, mas que faz parte do meu universo porque eu também sou doidão“, assume Magoo.
E quem não é?
Você vai gostar de ler também: Evan Dando into his arms
E para você, qual a estampa do Lemonheads você mais curte? Diga aí nos comentários!