PREMIERE: “Crying for Attention” de JUNE

PREMIERE: “Crying for Attention” de JUNE

É sintomático que o primeiro álbum internacional de JUNE, que também atende por Julia Sicone, tenha como título “Crying for Attention”. Afinal, segundo a própria declara, deslanchar com seu trabalho lá fora é um sonho que ela nutre desde pequena. Na visão da jovem artista, o novo trabalho é uma espécie de “desabafo sobre a vida à espera de alguém para ouvir“. A boa notícia é que, se depender da qualidade de cada uma das 11 faixas presentes em apenas 35 minutos (incluindo o hypado single de estreia, “Electricity”), June pode estar muito perto de atingir seu objetivo (escute a premiere do álbum abaixo).

Como a música de JUNE reúne referências, digamos, classudas e diversas, começando em Lorde, passando por Frank Ocean e chegando a Daniel Caesar (cuja influência é uma das mais notáveis na sua sonoridade), é natural que, neste primeiro momento da sua carreira, ela dialogue (muito bem) com nichos, contando, inclusive, com uma fiel base de fãs. No entanto, seu debut também traz faixas com potencial comercial para tocar nas rádios (opa, alguém se lembra que esse meio existe?), como é o caso do pop adorável e irresistível “Rivers” (faixa 2), que muito se aproxima da doçura de Clairo.

Dois elementos foram essenciais para JUNE compor o novo trabalho: a água e o fogo. A água, no álbum, simboliza mudança, fluidez, adaptabilidade, expansão e pureza. E o fogo carrega movimentos como força, determinação, persistência e resiliência. “Me desafogo cantando sobre o que tem sido a jornada de viver de música, essa busca incessante da maturação do trabalho e as sensações que ela trás. Tenho pretensões grandes com o disco por saber que é algo que vale a pena ser ouvido“, conta JUNE.

Ouça em primeira mão “Crying for Attention” da June:

“Crying for attention”, acima de tudo, é um trabalho coeso, até demais, vindo de uma artista que aprendeu desde cedo, junto aos pais, planejar passo a passo toda a sua carreira. Ainda que siga algumas fórmulas de gravação para decolar no showbizz, com feats. de hip hop, por exemplo, e um estilo vocal padrão que torna tarefa impossível identificá-la como brasileira (o que ela enxerga como uma oportunidade para se fazer conhecida e mais “palatável” na gringa), JUNE faz questão de deixar sua marca, e por que não, brasilidade, no que faz.

O maior diferencial de JUNE é trazer na bagagem a experiência de um cabedal de faixas escritas por ela em português, sendo Milton Nascimento sua grande inspiração. E a transição – que ela já afirmou ser temporária, dado ao seu intuito de lançar um álbum em português – da nova MPB para o dream/bedroom pop e trap contemporâneo (e do violão para os synths), está muito bem contornada nesse disco. Ao mesmo tempo em que oferece material suficiente para as pistas e demais ambiências, há uma subcamada de melodias e composições que transformam a JUNE da Julia Sicone, quem sabe, na próxima Lorde: tem tudo para fazer parte da realeza musical moderna.

Ouça novamente a entrevista de June para o Rock Cabeça na Rádio Inconfidência(MG):

FICHA TÉCNICA

O disco tem produção assinada por Lucs Romero, Jvck (Pedro Soares) e Janluska (Gianlucca Pernechele). Mix: Guigo Berger e Nico Braganholo Master: Felipe Tichauer. “Crying for Attention” é um lançamento do selo PWR Records e estará disponível em todos os streamings dia 20/09, terça-feira.

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.