Lou Reed e as covers de Satellite of Love

Com apenas três versos e um refrão inesquecível, Lou Reed, ex-líder da seminal Velvet Underground criou uma das músicas mais marcantes de sua carreira. Uma das faixas do clássico “Transformer”, “Satellite of Love” parte da perspectiva de um cara meio aborrecido, que se senta ao sofá para ver TV e se indigna com o avanço da tecnologia. Só que o que o chateia, no caso, seria sua namorada infiel, que estaria o traindo com Harry, Marky e John em determinados dias da semana.

Lou Reed já definiu a canção como uma ode ao pior tipo de ciúme. A música foi escrita ainda nos tempos de Velvet Underground e ganhou novos versos para o Transformer de Lou Reed. O curioso é que David Bowie, que produziu a faixa e o álbum, participa dos backing vocals, confira:




Pelo seu aspecto, digamos, tecnológicos, o U2 adotou “Sattelite of Love” na turnê da Zoo TV, em que a decoração dos palcos contava com uma grande profusão de telas e aparelhos televisores. Em alguns shows, Bono fazia um dueto com a imagem de Lou Reed na televisão. Em outros, o próprio Lou Reed daria o ar da graça ao vivo. Fato é que a música se tornou tão emblemática para a fase Zoo TV do U2 que foi gravada como lado-b do single ONE.




Essa foi a versão do U2, que levou ao pé da letra o satélite do amor expressado na letra. Na realidade, o tal satélite do amor se referia a uma nave que servia de cenário para uma série de TV chamada Mystery Science Theater 3000.

Em homenagem a Lou Reed, o sempre polêmico, porém discreto Morrissey, ex-Smiths, lançou em dezembro do ano passado um single especial com a cover de Sattelite of Love ao vivo. A faixa foi gravada em Las Vegas.

http://www.youtube.com/watch?v=EkYVrZQuens

Qual sua música preferida de Lou Reed? Conta pra nós nos comentários!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.