Olivia Rodrigo: mordida e furiosa

Olivia Rodrigo: mordida e furiosa

Nova era? Que nada! Olivia Rodrigo, com seu mais novo single “Vampire”, está de volta e se mantém fiel não apenas à primeira identidade visual criada para a sua carreira, mas também à sonoridade de seu álbum de estreia, já bastante conhecida pelo público geral. 

O disco “Sour” (2021), debutou de maneira estrondosa na indústria o talento de uma garota que tinha apenas 18 anos e carregava um coração quebrado, vivências amargas e muita vontade de falar sobre a juventude em sua perspectiva. Logo de cara com a melancólica “drivers license”, o primeiro single da carreira, Olivia Rodrigo se tornou um baita sucesso mundial com uma estreia que lhe rendeu o primeiro lugar na Billboard Hot 100 mesmo sendo uma artista ainda em ascensão.

A sonoridade e vocais melancólicos permanecem, assim como as letras fortes, carregadas pelo sentimentalismo, que contam a história de um término de relacionamento, em que Olivia sofreu com as consequências de um namoro tóxico e da vida exposta.

Olivia parece ter entendido bem a fórmula do sucesso de seu primeiro álbum e agora a aplica em seu segundo lançamento de estúdio. “Guts” será lançado no dia 8 de setembro deste ano, e com “vampire” já podemos visualizar muitas similaridades com o trabalho anterior de Rodrigo. 

Exatamente como fez em “Sour”, e seguirá fazendo em futuros trabalhos, Olivia se abre e se aprofunda em suas experiências com ex namorados para tranformá-las em canções, tal qual a sua grande inspiração no mundo da música: Taylor Swift. E a própria Taylor aprovou o trabalho de Olivia com “Driver’s license” e a impulsionou com vários elogios que ajudaram a deslanchar a carreira de Rodrigo no início.

No legítimo comeback da garota de coração despedaçado por terríveis experiências amorosas, Olivia traz no clipe de “vampire” um bom drama com cenas onde ela se machuca acidentalmente no meio de uma apresentação em um palco de uma premiação importante (talvez uma representação do Grammy Awards) onde é aplaudida por todos os espectadores. A plateia não entende quando o show é interrompido e Olivia acaba sendo perseguida pela polícia até o fim do vídeo.

O clipe ressalta em sua narrativa as várias críticas que ela recebeu por conquistar tantos prêmios tão nova na industria musical. Em 2022, quando debutou nas altas premiações, Olivia apanhou três gramofones do Grammy na sua primeira aparição como artista revelação. Além disso, a alta exposição na mídia e a fama crescente fez com que ela, aparentemente caisse em relacionamentos tóxicos, que, nesse caso, seriam os vampiros descritos na letra da música.

Há quem diga que “quem sabe fazer um bom arroz com feijão não precisa de muito” e Olivia Rodrigo já mostrou que, com apenas 20 anos de idade e com pouco tempo na indústria, executa bem o que domina. Porém ela é muito mais do que uma garota que escreve sobre suas decepções. Olivia revitalizou o rock e contribui pra acabar com o estigma de que esse gênero é feito apenas de homens para homens.

(Na abertura dos shows da SOUR Tour, Olivia homenageia a banda Veruca Salt, um grupo de rock dos anos 90 que tinha as vocalistas e guitarristas Nina Gordon e Louise Post como referências) 

Na atualidade Olivia Rodrigo é a referência número 1 de como fazer um rock feminino sem perder a feminilidade e se tornando uma referência da nova safra de meninas roqueiras quem vem surgindo. Olivia está criando seu nicho, assim como fez Avril Lavigne nos anos 2000 e Lana Del Rey nos anos 2010, e recebendo o devido reconhecimento.

Avril Lavigne e Olivia Rodrigo em evento da Variety em 2021 (Imagem: Reprodução/Instagram Olivia Rodrigo)

Que Olivia Rodrigo, como uma boa rockeira sentimental, cumpre com seu propósito muito bem isso já sabemos. Mas será que em setembro, com o lançamento de “Guts”, podemos ser surpreendidos um diferencial no prato feito por ela? As expectativas dos fãs e do público estão altas para conhecer mais dessa nova fase que promete uma Olivia ainda mais direta (quem sabe mais raivosa).

https://twitter.com/oliviarodrigo/status/1673363494589308928?s=46&t=yDy43YlCjBicvmPp8k8LYw

Agora diga pra nós o que achou do single “Vampire” da Olivia Rodrigo!

Ana Luiza Pereira

Ana Luiza Pereira

Jornalista em formação pela PUC Minas. Apaixonada pelo universo dos esportes e da cultura pop, mas que também adora um bom rock n’ roll. Trabalha principalmente com o futebol, mas nas horas vagas adora se jogar e se aventurar no mundo da música, dos filmes, livros e séries de TV.