[PREMIERE] The Sams, molho Shoyu e Pink Floyd
Só por conseguirem traduzir a balada “Wish you were here”, do Pink Floyd, para a linguagem do hardcore melódico, o trio The Sams, de Sorocaba, já mereceria crédito. Mas na verdade, eles vão muito além, e oferecem, após 13 anos de hiato, um ep com potencial suficiente para agradar desde o tiozão saudoso do rock clássico até a prima pré-adolescente. “O rock clássico não é tão melódico, porém essa música “Wish You Were Here” tem, porém com uma roupagem que a gente não gosta muito. Então decidimos colocá-la numa estética que faz mais sentido para nós“, explica o vocalista/baixista Pedro Pacheco.
“Karma Ep” é, segundo a própria banda, “a mais pesada e rápida demonstração do longo aguardado retorno da The Sams“, o que pode ser conferido ao pé da letra pelos ouvintes, afinal, são apenas 3 faixas, com uma duração total de 8 minutos e 17 segundos que passam muito bem o recado desses veteranos do hardcore brasileiro. Vale destacar que, em seus primórdios, o The Sams possuía 7 integrantes, alguns dos quais saíram para formar a diferentona Francisco El Hombre, com um som totalmente oposto ao do hardcore. Toda essa vivência fez com que Pedro Pacheco hoje possua uma visão mais abrangente sobre a cena atual:
A cena hardcore é uma dicotomia: ao mesmo tempo bonita e brutal, pois independe do mainstream para acontecer. No hardcore tem uma ânsia muito grande para se produzir, mas nem sempre há uma preocupação com a qualidade do que é produzido.
Pedro Pacheco – Baixista/Vocalista The Sams
Pedro, no entanto, cita como referências de hardcore amadurecido bandas que se transformaram em verdadeiras empresas, como a mineira Pense e a paulista Bullet Bane, que conseguiram levar o gênero a outro patamar e hoje são headliners de respeito em qualquer festival. Bom, a julgar pela qualidade visual e técnica do novo ep do The Sams, os militantes do hardcore melódico ganharam outro ótimo reforço. E o Pink Floyd que se cuide!
Quem são os Sams
Se pesos, máquinas de tatuagem e skates fizessem música, eles soariam como a The Sams. Provavelmente.
Do hardcore oitentista mais rápido aos riffs mais técnicos do skatepunk (e uma pitada incomum de referências cults), a The Sams possui uma relação de 10 anos no vai-e-vem da cena independente Brasileira e gringa, lançando material e tocando shows que entortam o entendimento dos ouvintes mais conservadores.
Agora eles estão de volta, e vieram para ficar. Mais rápidos e pesados, com o ímpeto de por fogo e transformar em cinzas a agora lenta e passiva cultura que dominou nossos festivais, aparelhos de streaming e pistas de skate.
NÃO PERCA A ENTREVISTA COMPLETA COM THE SAMS NO ROCK CABEÇA DA RÁDIO INCONFIDÊNCIA, DIA 17, A PARTIR DAS 21h30, na 100,9 FM OU VIA WWW.INCONFIDENCIA.COM.BR
Ouça o KARMA EP do The Sams:
Confira o vídeo da música que abre o EP do The Sams: “You’re not alone”:
E aí, o que achou do novo trabalho do The Sams? Deixe suas impressões nos comentários abaixo.