Uma tarde de Rock para Crianças (e adultos)
O que para mim seria mais um daqueles espetáculos para crianças bobinhas cravados no meio da tarde de um domingo gelado só para colocar em prova a resiliência de pais (e padrinhos) após o habitual tropeirão com cerveja do fim de semana se tornou uma das melhores experiências que eu vivenciei em termos de entretenimento – no auge dos meus 40 e com uma centena de shows no currículo de jornalista musical e amante inveterado do rock.
Afinal, “Rock para Crianças“, que teve sua grande estreia em Natal (RN), em maio, e passou por BH neste fim de semana, pode até ser produzido no Brasil, com um mix de atores e atrizes de São Paulo e Rio, mas fato é que não deixa absolutamente nada a dever a qualquer atração de um parque temático da Disney (que por sinal já fui 2 vezes, me preparando para a terceira, sou desses…).
Para quem foi criado com rock and roll, é praticamente impossível conter as lágrimas ao ser acalentado com canções que marcaram momentos felizes da nossa vida.
De autoria, roteiro e direção de Ana Ferguson e Solange Bighetti, “Rock Para Crianças” narra a história do rock and roll por meio de diálogos, coreografias, imagens e muita música, com banda ao vivo. Os personagens Duda e Kiko apresentam às crianças a evolução do rock ao longo dos tempos, partindo da década de 50 até os dias atuais – encerrando com o emblemático “Nevermind” do Nirvana (mas houve gente que esperou uma palinha do Strokes também…).
Contando com a potência vocal inacreditável da carioca Fernanda Abi-Ramia, que improvisa Axl Rose e Freddie Mercury com a naturalidade de quem bebe um copo d’água, o roteiro apresenta à criançada a releitura de trechos de 27 clássicos de unanimidades como Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Kiss, Led Zeppelin, Guns N’ Roses e Bon Jovi (sim, faltou o U2). “Eu fui uma criança do rock, então esse projeto é muito especial pra mim. Espero que a gente consiga reacender a chama do rock para as novas gerações“, diz Fernanda, que também é ativa na cena underground à frente da Hypernova.
“A ideia é que o espetáculo seja um entretenimento para a família, permitindo que os pais roqueiros ou que curtem um bom rock and roll apresentem o gênero para seus filhos, com imagens projetadas em um telão e banda ao vivo“, comenta uma das roteiristas e diretora geral Ana Ferguson. E o arco narrativo conta com uma duplinha caracterizada como personagens. Um deles é Duda, interpretada pela carismática Amara Hartmann em sua calça “Mom Jeans”. “Acreditamos que o público infantil é muito importante para formação de público que se relacione com a música e a arte“, aponta ela.
Como sinaliza Amara “Duda”; muito mais do que entretenimento, “Rock para Crianças” tem uma missão complicada pela frente, que é justamente despertar o interesse da meninada para um gênero musical que hoje tenta resistir à infeliz predominância do funk, sertanejo, gospel, dancinhas do tiktok entre outros que infestam eventos, rádios e redes sociais. Nem que para o intento seja necessário recorrer a uma inusitada versão de “Let it go” (Frozen), a qual minha afilhada Dora apontou como a melhor absoluta dentro de todo o set list roqueiro apresentado em pouco mais de uma hora.
Com Olaf e Elsa na área, fica mesmo difícil para Lennon e McCartney….
2 3 toques com Ana Ferguson, diretora de “Rock para Crianças”
RC – Muito legal esse projeto. Chorei muito com cantores e cantoras top, banda afiada, parabéns por tratarem as crianças como seres pensantes.
AF – Que bacana que gostaram. Exatamente é esse o nosso objetivo.
RC – Queria saber como vocês fizeram aquele video que eu achei repleto de detalhes e informações que nem eu tinha conhecimento…
AF – Para compor o projeto fizemos uma pesquisa extensa, com curadoria nos principais portais de rock no Brasil e no mundo…
RC – “Rock para Crianças” é um projeto que abre um leque grande . Já anunciaram uma versão com Rock Nacional… pode ter o Pop também… Vocês vão seguir nesta linha?
AF – Realmente existe uma abrangência muito grande de gêneros musicais. Para 2024 já estamos preparando o “Rock para Crianças – O Palco Encantado do Rock no Brasil”, também retratando o início do rock por aqui desde os anos 60 até os dias atuais. A ideia é continuar sim com um sobre o Pop, que também é bem legal. Graças a Deus temos o patrocínio máster da BB Seguros, que vem apoiando o projeto desde o ano passado!
Ficha Técnica: Rock para Crianças
Autoria e Roteiro: Ana Ferguson e Solange Bighetti
Direção Geral: Ana Ferguson
Direção de Produção: Solange Bighetti
Direção Musical: Leandro Barros
Engenharia de Som: Esdras “Grego”
Coreografia: Carlos Fontinelle
Concepção de Imagens (Original): Eduardo Salles
Edição de Imagens (Mapeadas/Telão de LED): Ivan Vinagre – VDMBR
Projeto de iluminação: Jorge Raibott (Chapinha)
Concepção Gráfica: Ian Caldas Tavares
Cenografia: Valéria Caldas
Fotografia: Cristina Granato e Rodrigo Sampaio
Estúdios: Cafofo do LB e 2R Estúdios
Filmagem e edição de vídeos: Digipauta – Ricardo Azambuja
Sonoplastia: Be Áudio Sound Design
Assistente de produção e stand-in: Amara Hartmann
Camareira: Sueli Matos
Produção Local: Jorge Elali
Elenco:
• Jardel Sodré – Kiko
• Mika Alves – Duda
Cantores:
• Fernanda Abi-Ramia
• Victor Hugo
Banda:
• Diego Sena – Guitarra
• Gibran Oliveira – Bateria
• João Guilherme – Baixo
Sobre a Brasilseg
Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial, Condomínio e Máquinas e Equipamentos) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 2.100 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e atualmente ocupa o 1º lugar no ranking acumulado de seguros no país.