Urbana Legion e a letra inédita de Renato Russo
No último 27 de março, uma banda tributo brasileira conseguiu prestar o maior tributo a um fã de rock and roll de que eu tenho notícia. Estou falando da Urbana Legion – uma espécie de coletivo bem entrosado com integrantes fixos do Tihuana, Charlie Brown Jr e A Bula – e da letra inédita de Renato Russo musicada por eles, consolidando uma faixa que poderia facilmente integrar qualquer best of da banda original de Manfredini.
A Urbana Legion merece um lugar de destaque no panteão da Legião pelo simples fato de que conseguiu emular acordes e vocalizes da mesma forma que Renato faria se estivesse vivo. O dedilhado de “Apóstolo São João” parece ter sido extraído de uma Jam Session de “Índios”. A sequência de substantivos, tão comum nas letras de Renato, ganhou vigor na interpretação de Egypcio, o homem por trás do smash hit “Tropa de Elite” que demonstra aqui grande sensibilidade para captar a essência do trovador Renato.
Por fim, temos a filmagem no apartamento do próprio Renato Russo, em Ipanema. Uma viagem nostálgica por frames com aspectos da coleção de discos, quadros cinematográficos, livros e mobílias desse gênio da música brasileira. Viagem que casa muito bem com a pose de cada um dos integrantes da Urbana Legion, que deixam o papel de executores de um repertório fabuloso para nos guiar nessa jornada rumo ao coração de Renato Russo, a partir das próprias experiências (não tem como não arrepiar com o fone de ouvido da baixista Lena Papini sobre o instrumento, no corredor).
Que a Urbana Legion nos brinde com mais músicas que poderiam ter sido concebidas em sua totalidade por Renato Russo, o que deve acontecer em breve, uma vez que há a pretensão do lançamento de um EP com as letras inéditas. Obrigado Giuliano, Egypcio, PG, Lena e Marcão.
Confira a entrevista do vocalista Egypcio para o quadro Rock Cabeça da Rádio Inconfidência FM:
Assista ao vídeo de Apóstolo São João, gravado no apartamento de Renato Russo:
E então, gostou da música? Conta para nós o que achou aí embaixo, nos comentários.